quinta-feira, janeiro 27, 2005

O primeiro de muitos

A Apple Computers está a processar alguns proprietários de sites na internet por publicarem informações sobre produtos ainda antes da própria empresa o fazer. A Apple desconfia de fugas de informação no seio da empresa, como é óbvio, e está a fazer o possível e o impossível para conseguir os nomes dos "bufos".
Segue-se a complicada interpretação da lei: uns protegem-se com a 1ª Emenda; outros garantem que houve apropriação indevida de informação por parte dos proprietários dos sites (alguns jornalistas, outros meros curiosos. Um deles tem apenas 19 anos e estuda em Harvard). Seja como for, como é que um site pode ser considerado "jornalístico" para estar sujeito às leis que protegem os jornalistas? Sim, porque o jovem de 19 anos que tantas dores de cabeça deu ao patrão da Apple afirma que usa as mesmas técnicas de recolha de informação usadas por jornalistas profissionais. E por que razão processar um jovem com uma pequena publicação online (que podia ser um blog) e não processar um grande jornal que, provavelmente, terá acesso à mesma fonte que o estudante de Harvard? E no final de contas... isto não será boa publicidade para a Apple?
O caso é interessante e não está nada longe da nossa realidade. É que, não tarda, temos empresas portuguesas a processar bloggers que avançam com informações cedo demais. E não são poucos os casos de jornalistas que têm acesso privilegiado a informações de agências noticiosas, por exemplo, e que as usam nos blogs pessoais... Há que ter cuidado, não?

O caso está bem explicado aqui.

1 Comments:

At 12:20 da tarde, Blogger Kat said...

Pode muito bem tratar-se de um mega-golpe publicitário da Apple, sim porque falar-se deles não é o que eles querem e sem terem muito trabalho, melhor ainda!
Além disso, se processam é porque nos Estados Unidos se fores contra uma esquina, ficas rico para o resto da vida, processas a esquina; quem a mandou construir, quem construiu; quem vendeu o material para aquela construção perigosa e quem idealizou aquele tipo de material altamente nocivo para a saúde... é o verdadeiro "American Dream"
Ok, desculpa, eu sei que aqui é só jornalismo, mas não me aguentei, sorry!

 

Enviar um comentário

<< Home